Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Gerais > Reunião com a LIGUIA e professores da UFF
Início do conteúdo da página

Reunião com a LIGUIA e professores da UFF

Acessos: 141

Rio de Janeiro (RJ) - Na tarde do dia 05 de Maio, ocorreu no 5º Centro de Geoinformação (5º CGEO) – Divisão de Levantamento General Alfredo Vidal – uma reunião entre o Ten Cel Carlos Alberto Pires de Castro Filho, Chefe do 5º CGEO, com a Sra Karla da Silva, Gestora de Turismo e Diretora do Segmento Sightseeing da Liga Independente dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro – LIGUIA;  Prof. Doutor Carlos Alberto Lidízia, Coordenador de programa de Pós-graduação em Gestão de Serviços (Turismo, Hotelaria e Eventos) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e que vem desenvolvendo nos últimos anos junto às forças armadas, destacada Pesquisa em Patrimônio Cultural e Turismo em Espaços Militares; a Prof.ª Dra. Claudia Gomes, Doutora em Geografia e com vasto conhecimento na mesma Linha de Pesquisa, além do Prof. também Doutor em Geografia Aguinaldo Fratucci, líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Gestão e Território da UFF.

O Ten Cel Pires fez uma rápida explanação da história dos sítios históricos, Palácio Episcopal e Fortaleza da Conceição, bem como da Missão Cartográfica Austríaca e a evolução da cartografia nacional e apresentou o Espaço Cultural Alfredo Vidal aos presentes.

Os Prof Carlos Alberto Lidízia, Prof Aguinaldo Fratucci, Profª Claudia Moraes e a Srª Karla da Silva se mostraram surpresos com a rica história deste Centro bem como com a boa conservação das instalações. 

Os professores vêm desenvolvendo no Brasil e em parceria com a Universidade de Aveiro em Portugal, trabalhos de pesquisa e de sugestões para a implantação de projetos de visitação em equipamentos, espaços e prédios militares. Um exemplo foi a elaboração de um estudo para futura visitação aos fortes e fortalezas da Baía de Guanabara, além de estudos sobre os atrativos do DPHDM (Diretoria do Departamento Histórico e Documentação da Marinha). 

A Liga Independente dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro, apresenta um programa sobre Turismo Militar no youtube.

registrado em:
Fim do conteúdo da página